quarta-feira, 18 de março de 2015

O paletó do Egocentrismo

Estou certo de que um dos mais perigosos sentimentos que hajam em nosso meio seja a obstinação, claramente posso dizer que não acredito que alguém que esteja debaixo de uma disposição obstinada, de fato, esteja consciente de tudo o que faz. Na verdade, acredito que a obstinação seja um tipo de fuga, ou esconderijo, acredito que seja um local que nos deixa "seguros" enquanto estamos perseguindo aquilo que tão ardentemente queremos. É como se tivéssemos encontrado um “quarto” que ninguém nos incomoda, enquanto estamos dentro. Percebo também que de uma maneira muito curiosa, algumas pessoas são admiradores destes, que inquietamente, constroem seus sonhos e ideais. Acredito até que esta “plateia” torne a decisão do obstinado mas contundente, dessa maneira, ele se sente mais confortável, e muitas vezes, até apoiado. Não deixo de acreditar que a obstinação cooperou para que muitos homens atingissem seus alvos, porém não acredito que, estando debaixo deste sentimento, estes, não tenham deixado de lado coisas tão ou mais importantes quanto o que perseguiam. Veja o que Charles Swinsdoll diz:
“Atenção Grandes realizadores e viciados em trabalho! Tomem cuidado! Se o alarme do seu painel interior mostra a luz vermelha piscando nervosamente, é que você está carregando um fardo demasiado pesado, longe demais e rápido demais. Se você não diminuir a marcha, vai lamenta-se... E vão lamentar-se os que o amam... Se você tiver a coragem de dar o fora desse beco sem saída e realizar as mudanças necessárias, será sábio. Entretanto quero adverti-lo quanto a três barreiras que você vai enfrentar imediatamente. A primeira barreira: Falsa culpa. Ao dizer “Não” às pessoas que você costumava dizer “sim” você vai passar a sentir umas agulhadas de culpa. Despreze-as! Segunda: hostilidade e incompreensão dos outros. A maioria das pessoas não vai entender suas novas decisões no sentido de diminuir o ritmo, de modo especial os que se encontram no barco que vai afundando, do qual você acaba de pular fora. Não há problema! Mantenha suas decisões. Terceira: Você se defrontará com perspectivas pessoais dolorosas. Não podendo preencher cada momento livre com algum tipo de atividade, você começará a ver seu verdadeiro eu, e não vai gostar de algumas coisas que vai notar, coisas que antigamente contaminavam sua vida agitada. Entretanto dentro de um período relativamente curto de tempo, você dobrará a esquina e estará na estrada que o conduzirá a uma vida mais sadia, mais livre e mais plena de realizações. Mais do que tudo, sua busca de caráter voltará aos trilhos corretos.” Pag:41 e 42 A BUSCA DO CARÁTER
Uma vez ouvi um certo home dizer " nenhum sucesso vale o fracasso da sua família" Não estamos falando especificamente sobre família neste texto, mas confesso que esta frase me pôs a pensar sobre este aspecto. Percebi que a família, muito provavelmente, seja um dos primeiros “itens” a serem riscados da lista do severo obstinado. Se ele for mais a frente com sua cega obstinação, começará até a não cuidar de si mesmo. É comum ver fotos de grandes conquistadores, principalmente nas áreas intelectuais, descabelados, barbudos, e graças a Deus que só os vemos nas fotos, porque estes homens, também não deviam cheirar muito bem. Entenda, esta é uma perfeita caricatura de alguém obstinado. Descuidado de se mesmo e dos outros, família meio infeliz, amigos que somente são amigos, porque os admiram, ou admiram seu trabalho. Faça uma pergunta a si mesmo, será que você não está um pouco infectado com essa doença? Será que a obstinação na qual você se encontra não está deixando-o cego para as coisas mais bonitas que estão acontecendo ao seu redor? Jesus uma vez falou assim: “de que vale o homem ganhar o mundo e perder a sua própria vida?

3 comentários: