segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Músicos Preguiçosos

Estou acostumado a ver pessoas escondidas por trás de seus próprios talentos. Nas igrejas encontramos pessoas talentosíssimas, conheço pessoas que cantam muitíssimo bem embora sejam pessoas que aprenderam tudo intuitivamente, ou seja não passaram por nenhum tipo de educação musical, é um talento nato, que nasceu pronto.
Principalmente estas pessoas tendem a se esconder em seus próprios dotes para dizer a velha frase: “eu sempre cantei assim e nunca precisei saber disso ou daquilo”. Nesta publicação quero dizer que pessoas que agem assim definitivamente tem pouquíssima cultura, ou são pessoas pouco instruídas.
Por outro lado temos pessoas não tanto talentosas se esforçando para aprender e crescer. Não reconhecer que precisamos crescer é realmente uma das piores posições tomadas por qualquer profissional. O orgulho nos faz entender que somos ótimos o bastante para não aprender mais nada e com ninguém. Todo músico precisa estudar, precisa separar um tempo ou toda vida para o estudo de sua própria ferramenta.
Se você é musico profissional, procure aprender música, o fato é que a maioria das pessoas querem ser profissionais em musica sem se quer entender qual a serventia de uma clave de sol. Será que algum de nós nos arriscaríamos a entrar em um avião tendo por piloto alguém que nunca estudou? Ou fazer uma cirurgia com um médico que não sabe usar bem suas ferramentas? Ou mesmo um advogado que não entende a linguagem do direito formal?
Todos nós queremos bons profissionais para nos servir, toda via principalmente os músicos não querem se especializar, e se tornar reais profissionais, entende-se que o bom músico tem a capacidade de atuar muito bem no intuitivo e na técnica ou seja, também não adianta ser um “virtuose” e não ter desenvolvido a prática intuitiva. Desta maneira entendemos que o músico completo tem obrigação de ser bom nestas duas árias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário