quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Devemos valorizar nossa música



É bem fácil perceber a importância da música no oficio do culto, embora os músicos de igreja na maioria das regiões do Brasil não sejam valorizados, estes tem um papel crucial no tocante a saúde destas instituições da palavra. Entende-se que o louvor,ou a música na igreja mantenha a harmonia no serviço , percebemos que a música compõem geralmente 40% do tempo  dos cultos.
Este valor concebido a música é definitivamente necessário, já que é até inimaginável o funcionamento de qualquer igreja sem a utilização da música. Fazemos parte de uma corrente visionária e reveladora que traduz o amor e a fé de maneira clara e muito prática. Este apego a palavra como ela é tem nos feito compor músicas que mais são o próprio texto da bíblia musicados, do que propriamente músicas inspiradas pelo Espírito. Esta pratica a principio é realmente muito  proveitosa, embora tenhamos  deixado alguns outros bons de lado.
Já que a música como ferramenta divina é cheia de combinações semânticas e licenças poéticas, pois o que seria da música se não fosse a poesia que tanto embeleza esta ferramenta. A Própria palavra está cheia de poesia, os salmos por sua vez eram feitos em forma de rima e por serem traduzidos perderam esta tão bonita parte.
Podemos sem duvida cantar a palavra em nossas igrejas, e sermos livres para compor nossas próprias canções de louvor, todavia não podemos excluir  a beleza da arte,  A música tem o poder e capacidade de combinar todos estes entes: A beleza rítmica, linha melódica, uma boa harmonia, a letra e significado que é desejado. Todas estas informações podem e devem caber em uma boa composição. Precisamos sim compor musicas da palavra, mais sobretudo que estas ainda sejam músicas.
Ainda temos um ponto importantíssimo que pode ser tratado nesta oportunidade:
A escolha do repertório é outro ponto importantíssimo que pode ser tratado nesta oportunidade. Quando visito as nossas igrejas percebo que a maioria dos grupos de louvor se detém nas músicas que hoje estão em evidencia, posso dizer que poucos são os grupos de louvor que  não cantam músicas traduzidas de outras nações, porém em nosso ministério temos pessoas tão talentosas, assim como grandes compositores que apenas esperam um lugar para divulgar suas composições. Nós como grupo de louvor das igrejas verbo da vida, não precisamos imitar os outros países em tudo o que fazem, aqui mesmo temos coisas bem melhores do que as outras nações, precisamos agora brilhar como a nação referencial, é o momento de valorizar a musicalidade que Deus colocou no nosso povo.
Somos por Deus, investidos de grandes talentos, inclusive musicais.
Valorizar os nossos próprios alentos é sem sobra de duvida o principio da elevação do nosso ministério musical que há em todo pais.
EinsteinFelinto                                                                                         einsteinpianista@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário