quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Músicos em seu lugar

Já dizia Elia,em sua estada aqui no Brasil: “A oração cantada é o mais alto nível de oração”.
Existe um ministério entregue aos músicos, assim como os cinco dons são chamados os Deus, os músicos também são. Apesar de a música não compor o chamado ministerial, ela não deixa de ser um chamado. Todas as pessoas que trabalham como música na igreja precisam ter certeza que estar ali é realmente o seu chamado, de outra maneira estarão tomando o espaço de uma pessoa chamada para atuar naquele âmbito. Conheci muitas pessoas na igreja que expressavam um desejo muito grande de fazer parte do louvor, mais nem sempre etas pessoas tinham recebido qualquer indicação do Senhor que deveriam atuar no departamento de Musica. Todos podem cantar, mais nem todos podem atuar na musica seja na igreja ou fora dela, alguns são chamados para estar dentro das congregações, e ajudarem o pastor local com seu talento. Outros são chamados para atuarem fora da igreja, ainda há aqueles que são chamados para tocar nações com sua música. Mas sem sobra de duvida temos aqueles que não são chamados e querem participar ainda assim do ministério de louvor. Fazer parte do ministério de louvor seja da igreja ou de qualquer grupo extra-denominacional, nunca pode visto como um robie, a pessoa que atua nestas esferas tem que ter certeza em seu coração que realmente aquele é seu lugar, e esta certeza deve vir acompanhada de paz e justiça. O fato de o departamento de musica não compor os cinco dons ministeriais não faz com que ele seja menos criterioso na seleção de pessoas. Pessoalmente sou totalmente a favor de que os músicos recebam a unção para serem capacitados para o oficio ao que foram chamados, de nenhuma maneira o ministério de música pode ser visto como um chamado inferior a qualquer outro.
Além de tudo aqueles que tem certeza que foram chamador precisam se submeter a um tempo de estudo,criteriosamente os músicos precisam estudar a sua própria ferramenta de trabalho, será que permitiríamos um medico nos cirurgiar se gabando em dizer que aprendeu tudo intuitivamente?
Todo profissional precisa conhecer bem seu instrumento. Não importando se você já tem unção ou não. A unção te capacita é bem verdade, embora o conceito de que a técnica é inimiga da unção é totalmente equivocado. Esta é mais uma desculpa de que não quer estudar do que uma verdade absoluta. Por outro lado podemos ter certeza de que a técnica teem que estar sujeita as indicações do Espírito e não o contrário. Todo profissional precisa ter técnicas de trabalho. Não entendo o porque de tantos músicos dentro da igreja que tem certeza que são chamados para quele oficio não querem pegar em um livro se quer para desenvolver o seu alento. De fato algumas pessoas nascem com uma musicalidade muito desenvolvida, mas o lado intuitivo não basta, todo musico precisa de refinamento. Quando juntamos a unção com a técnica o trabalho do Espírito será feito de maneira muito mais livre e rápida. O músico completo precisa de três coisas básicas. Tempo de devoção e oração(consagração), Unção para ofício (a certeza do chamado) e uma boa técnica(proveniente do tempo de estudo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário